Old Mic, ou Simplesmente The Bass Master e o nome artístico de Manuel Américo Chibebe, Rapper e produtor nascido na província de Inhambane distrito de Vilanculos nos finais da década 80. No inicio da década 90 juntamente com a sua mãe, vieram residir no bairro da Liberdade seguindo o seu pai que desde 1980 se encontrava a trabalhar na cidade de Maputo.
Começou a dar os seus primeiros passos na musica em 2002 inspirado pelos seus vizinhos que já nessa altura escutavam rap naquele bairro mítico do município da matola.
Em 2003, conhece o linhas Tortas e funda o grupo comunidade negra que desfilou vários sons no programa Matolinhas e intervalo maior apresentados por Lazaro Bambo e Hélder Silva respetivamente.
Em 2004 e extinguido o Grupo comunidade negra e cria o grupo Simple Soldiers, juntamente com Linhas Tortas e Proverbio, inspirados pela Boot camp click, sobre tudo em Buck Shot e Sean Price e na wu-tang especialmente em Ghostface e Raewon e produzidos então pelo mestre psicólogo da Exemplo e lançam diversos sons que culminaram com a participação desse grupo em vários Show Em 2007, em parceria com a Hel Soldiers, Critical soldiers, cria o grande coletivo com o nome de Conexão inversa. Já como produtor e proprietário do Estudo Old Mic Record, produziu e repou numa colectânea de 30 musicas, no projeto de da Conexão Inversa denominado União e mudança.
Em 2012 lança a sua primeira Ep denominado Pedaços da minha existência, com participação de rapper como nero KILLAH Code, Seven Hallas more real entre outros
No mesmo ano juntamente com Killah Code, Youg Stilo, Med Mic, MUDIVAne e Hotskiliz cria o projeto LBD STREETS com o propósito de lançar um álbum. Apesar de ter gravado diversas musicas para esse álbum com a participação de vários artistas com Big Boog, Big host, Mestre Psicólogo entre outros, o álbum não chegou a ser lançado.
Depois de ligeira estagnação no panorama do Rap nacional, o grupo simple soldiers, volta ao ativo em 2015 com agravação da faixa 06 Simple Soldiers - Tlantla Matinyo (Violência)Feat DingZwayu e Rus Skunk (Prod. Billy Ray). Em 2017 organizou um megaconcerto no Bairro da liberdade em coordenação com a simple soldiers com vista a apresentação de parte das musicas que fazem parte do álbum the return Em 2018 foi convidado por BigHOST a integrar o súpera coletivo denominado LBIDIANOS onde de entre vários trabalhos participou do CYPHER do coletivo, Lançou junta Tamente com Nero vil a EP denominada de volta a BASE 669 com 7 faixas que contou com a participação de vários elementos que compõem o Coletivo LBDIANOS Em 2019 Lançou a BEAT TAP com o nome de Inside the music consumido e distribuído nas diversas plataformas digitas. Seguiram se então trabalhos com vista ao lançamento do álbum The return que significa o regresso, com dezasseis faixas que deveria ter sido lançado em 2020 Eclodiu então a pandemia e o álbum não foi lançado por conta das restrições que a COVID-19 impos. Actualmente a par dos trabalhos com vista ao lançamento do referido álbum, encontra-se a trabalhar numa nova Ep que vai ser lançado também nesse ano.
Alguns Links de Referencias https://open.spotify.com/

